1-Resolvendo problemas no casamento

Um dos fatos mais angustiantes da vida é que todo casamento passa por problemas.Eles não podem ser contornados,mas devem ser encarados e resolvidos:
- Filhos podem ser uma grande fonte de alegria, também acrescentam tensão ao casamento.O instinto maternal em algumas mulheres é tão forte,que elas tendem a deixar o marido de lado quando estão cuidando dos filhos (veja 1 Sm 1.8).Por vezes, a esposa pode até enganar o marido em favor do filho (Gn.27. 1-29). A esposa deve lembrar que apenas seu relacionamento com Deus está acima de sua união com o  marido.
- Problemas financeiros também podem causar pressões indevidas sobre um relacionamento,especialmente se o casal discute sobre quem fará quais sacrifícios.Se um casal buscar a orientação de Deus para as questões financeiras,ele será fiel em suprir suas necessidades (Mt. 6.33;Fp 4.19).
- A raiva não-resolvida pode acumular-se transformar-se em ressentimento em amargura ,de modo que a comunicação significativa deixa de existir (Hb 12.15; Ef 4.26).
- A tentação e as oportunidades de ser infiel estão sempre presentes (Pv7.6-23).Uma comunhão íntima e vibrante com Deus sustentará o relacionamento entre marido e mulher e dará força e vitalidade ao casamento.
-O isolamento,um estado em que se é excluído,é um dos males sutis do casamento.
 O casamento pode facilmente deixar de ser uma prioridade.As pessoas não valorizam devidamente seu cônjuge,concentram sua atenção em outras  questões "urgentes", e logo o calor e a comunicação se vão.O remédio para o isolamento é guardar o relacionamento conjugal com carinho e dar prioridade ao cônjuge,sendo aberto e honesto e não tendo segredos um para com o outro.
Os problemas podem ser uma arma negativa nun casamento,dividindo corações e destruindo a unidade,ou podem ser um catalisador poderoso para uma renovação do compromisso.